segunda-feira, 3 de setembro de 2007

ESTUDO BÍBLICO

DEUS E SUA ONISCIÊNCIA

Pr. Daniel de Lima Alves
Igreja Batista Memorial

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença: Pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4: 13).
Os olhos de Deus estão em toda parte, e Ele sonda todos os corações, bem como observa o caminho de cada um. Em outras palavras: Ele sabe tudo a respeito de tudo e conhece a todos em todo o tempo. Conhece o futuro não menos do que o passado e o presente e, conhece eventos possíveis que nunca acontecem, não menos de eventos que de fato ocorrem. Deus não precisa buscar informações a respeito das coisas, como um computador recupera um arquivo; todo o seu conhecimento está imediata e diretamente diante dEle. Os escritores bíblicos se mostram espantados com a capacidade da mente de Deus com respeito a tudo isso. “Grande é o Senhor e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.” (Sl 147:5). O conhecimento de Deus está ligado à sua soberania, Ele conhece todas as coisas, porque as criou; sustenta-as e às faz funcionar a todo o momento, de acordo com o seu plano.
Ao crente, resta saber, que todas as coisas a vosso respeito são conhecidas, por Deus, aquele que o ama e que não descuidará de coisa alguma. Para o descrente, a verdade do conhecimento universal de Deus, deve trazer terror, porque se constitui uma advertência de que ninguém pode esconder-se ou, esconder de Deus seus pecados.

Nenhum comentário: