segunda-feira, 17 de setembro de 2007

DEVOCIONAL

TEXTO ÁUREO:

“Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem.” (Lucas 9:4).

PENSAMENTO:

Com a autoridade e poder que receberam de Jesus, não demoraria para os discípulos se tornarem celebridades. Dá para imaginar a concorrência de ofertas de hospedagem e provisão. Os discípulos deviam honrar as pessoas que ofereceram ajuda sem saber quem eles eram. Muitas vezes quem faz isso são as pessoas com menos condições. Dá para imaginar como uma família humilde se sentiria se um dos discípulos aceitasse o convite de “Mudar de endereço” depois que uma família abastada descobrisse suas habilidades? Há uma tentação hoje de esquecer os irmãos menos favorecidos na hora de aceitar um convite. Será que temos lembrado esta palavra de Jesus? Vamos honrar irmãos e famílias que nos honram com seu amor e carinho quando éramos menos conhecidos. Uma das melhores maneiras de retribuir um favor feito por causa de Cristo é honrar a pessoa que o fez. Se você fizer isso só pode ser por causa de Jesus. E quando você fizer, a pessoa saberá que, no final das contas, quem está a honrando é o próprio Senhor.

ORAÇÃO:

Bendito o nome do Senhor que cuida e honra seus servos. Queremos ser como Jesus, honrando quem honra nosso Senhor. Ajude-nos, ó Pai, a lembrar daqueles que mostraram a nós o grande amor do Senhor quando ainda estávamos lhe conhecendo. Obrigado por enviar estes servos até nós. Abençoe-os, Pai, por favor. Em nome de Jesus oramos. Amém.

DEUS É ETERNO E SUA MEMÓRIA DURA PARA SEMPRE

“Mas tu, SENHOR, permanecerás para sempre, a tua memória de geração em geração...” (Sl 102:12).

REFLEXÃO PASTORAL

MEMÓRIAS

Pr. Daniel Alves de Lima
Igreja Batista Memorial


As memórias podem ser conscientes ou inconscientes. Elas estão armazenadas em nosso cérebro e inclui-se nelas os pensamentos, sentimentos e percepções sensoriais. Paulo percebeu que possuia pensamentos e motivos ocultos (1Co 4: 1-5); Davi pediu a Deus para sondar o seu coração e tomar conhecimento das ansiedades e caminhos maus que por ventura estivesse trilhando (Sl 139:23-24).
As memórias dolorosas são curadas quando pedimos ao Espírito Santo para tocar numa lembrança oculta. Em resposta ao nosso pedido, Deus às vezes, permite que tornemos a expérimentar em graus variados a mágoa armazenada na memória. Ele então, concede-nos a capacidade para perdoarmos aqueles que nos ofenderam. Ao levar ao senhor uma profunda ferida para ser curada. Ele a toca fazendo cessar a dor e no lugar dela o Senhor dar amor, aceitação, ternura e encorajamento, que os outros não deram. Deus não altera os fatos do passado, ao contrário, Ele altera a percepção da pessoa em relação aos fatos. Assim então é possível seguir adiante com coragem, vitória e maior integridade.

ILUSTRAÇÕES

O TEMPO DE DEUS

Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.
Alguém intrigado com aquele comportamento lhe perguntou qual a razão daquele hábito.
O nadador sorriu e respondeu: Há alguns anos eu era professor de natação de um grupo de homens. Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite, eu não conseguia dormir e fui até a piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube.
Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido para nos salvar pelo seu precioso sangue. Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à mente e me fizeram recordar do que do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei parado com os braços estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água.
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado teria sido meu último.
Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma crua que Jesus morreu para me salvar.
Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais esquecer, sempre que vou à piscina “molho o dedão do pé antes de entrar na água”.
Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar ou retardar as coisas pois tudo acontecerá no seu devido tempo...

Ilustração enviada pelo Irmão
Alisson Ákel do MINJ.

CURIOSIDADES BÍBLICAS

Você sabia que o livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.

NOTÍCIAS I

MANIFESTO À NAÇÃO BRASILEIRA

Sobre a Liberdade de Expressão e Orientação Sexual do Povo Brasileiro

Diante da tramitação no Senado Federal do Projeto de Lei Complementar nº 122/2006, aprovado pela Câmara dos Deputados (PL 5003/2001), que pretende punir como crime qualquer tipo de reprovação ao homossexualismo, a Convenção Batista Brasileira manifesta a sua preocupação com o futuro da sociedade brasileira, caso a lei venha a ser aprovada.
Preocupa ao povo batista a aprovação de uma lei que privilegia uma minoria, em detrimento do direito de todos. Reconhecemos o direito dos homossexuais a um tratamento digno e igualitário, ao mesmo tempo em que defendemos a liberdade fundamental de formar e exprimir juízos, favoráveis ou desfavoráveis, nas questões de orientação sexual.
Entendem os batistas que a aprovação do referido Projeto de Lei pode resultar no aumento da subversão de valores morais e espirituais que destroem a família e enfraquecem a nação brasileira. Por isto, decidimos vir a público reafirmar nossas posições bíblicas e históricas sobre os princípios e os valores que sustentam a liberdade de consciência, as religiões e a vida em sociedade.
1- Cremos que todos têm direito, outorgado por Deus, de ser reconhecidos e aceitos como indivíduos, sem distinção de raça, cor, credo ou cultura; de ser parte digna e respeitada da comunidade; de ter a plena oportunidade de alcançar o seu potencial. Todas as pessoas foram criadas à imagem de Deus, razão porque merecem respeito, consideração, valor e dignidade.
2- Cremos no direito à liberdade de consciência e de expressão religiosa. Cada pessoa é plenamente livre perante Deus, em todas as questões de consciência e tem o direito de abraçar ou rejeitar religião, bem como de testemunhar sua fé religiosa, propagar e ensinar a verdade como a entenda, e até de mudar sua crença, sempre respeitando os direitos e as convicções dos outros.
3- Cremos que cada pessoa é preciosa, insubstituível e moralmente responsável perante Deus e o próximo. Cremos no direito à liberdade de escolha e aprovação dos princípios e dos valores que regem a convivência e a conduta, na família e na sociedade.
4- Cremos que Deus criou o ser humano, macho e fêmea, com direitos iguais e diferenças sexuais. Essas diferenças se baseiam na constituição física, na forma de ser, de perceber o mundo, de reagir e de relacionar-se. Deus criou macho e fêmea, para que se completem e cooperem com ele na criação e na formação da humanidade. Uma vez que, não podendo nos calar diante do alto risco de degradação social e do surgimento de perseguição religiosa motivada por aqueles que se sentirem discriminados:
1- Conclamamos os representantes do povo no Senado e nas demais instâncias da República, cidadãos e líderes de instituições sociais e religiosas, bem como os pais e formadores de opinião a que se unam para defender o respeito à pessoa e a garantia dos direitos individuais, lutando a favor de uma sociedade na qual prevaleça a dignidade de todos.
2- Conclamamos todos os cristãos a proclamar e ensinar toda a verdade, conforme revelada nas Sagradas Escrituras, inclusive as orientações nelas contidas sobre a natureza da sexualidade humana. Não podemos negar que Deus Criador, o Senhor dos senhores, justo Juiz de toda a terra, condena o homossexualismo, conquanto ame os que o praticam, oferecendo-lhes o perdão e a graça que restauram a dignidade humana.
3- Conclamamos todos os cidadãos a cultivar uma convivência pacífica e respeito ao próximo, mantendo a respeitabilidade e o pudor nas relações sociais. Reconhecemos que ninguém tem o direito de coibir a escolha sexual de quem quer que seja. No entanto, essa norma não pode impedir que qualquer cidadão tenha o direito de considerar impróprio e inconveniente ou de qualificar como imoral ou inaceitável o comportamento homossexual.
A aprovação de uma lei não pode ferir as conquistas adquiridas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma em seu artigo XIX: “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
Conscientes do exercício da nossa cidadania, faremos tudo o que for possível e justo, a fim de que construamos uma sociedade cada vez mais firmada nos valores éticos, morais e espirituais inspirados nas Sagradas Escrituras. Assim sendo, unimos-nos aos demais esforços para salvar o Brasil da degradação moral e da perseguição religiosa, bem como deixarmos um legado de justiça, paz e prosperidade para as futuras gerações.

Rio de Janeiro, maio de 2007

Pr. Oliveira de Araújo
Presidente da Convenção Batista Brasileira

Pr. Sócrates Oliveira de Souza
Diretor Executivo da Convenção Batista Brasileira.

Fonte: Site Oficial da CBB – WWW.batistas.com


NOTÍCIAS II

CHIPS IMPLANTADOS EM HUMANOS CAUSAM CÂNCER
Quando a FDA (Administradora de Drogas e Alimentos dos EUA) aprovou a implantação de microchips em humanos, a fabricante do aparelho afirmou que o mesmo salvaria vidas, permitindo que doutores obtivessem o histórico médico do usuário quase instantaneamente. A FDA concluiu que havia "garantias confiáveis" de que o chip era seguro, e uma subagência classificou o mesmo como uma das 'tecnologias mais inovadoras' de 2005.
Mas nenhuma das partes envolvidas citou que uma série de estudos toxicológicos e veterinários datados de 1996 classificaram que a implementação dos chips 'induziram' tumores malignos em ratos de laboratório. "Os microchips causaram os tumores", afirmou Keith Johnson, patologista toxicológico aposentado, numa entrevista sobre o estudo.
Especialistas em câncer revisaram a pesquisa e afirmaram que os resultados nos animais de teste não necessariamente refletem o que acontecerá em humanos, embora os mesmos sejam preocupantes. Alguns chegaram a pedir que pesquisas mais detalhadas sobre os chips sejam feitas antes da adoção em massa dos mesmos.
De acordo com a VeriChip, até o momento cerca de dois mil dispositivos RFID (identificação por rádio freqüência) foram implantados em seres humanos no mundo todo. A companhia insiste que seus chips são seguros.

Mais informações: MSNBC

Amados irmãos depois de lerem a notícia leiam e meditem também na Bíblia:
Ap 13:16,17 e depois Ap: 16.2 e por último Ap: 16.10. Deus te abençoe.
Matéria enviada pelo Irmão Alexandre Pontes
da Assembléia de Deus do Abolição III

DINÂMICA DE GRUPO

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

PÚBLICO ALVO: Famílias, Casais, Jovens e Igreja.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Indefinido.

OBJETIVO: Criar comunicação fraterna e madeura.

MATERIAL: Caneta e papel para cada participante.

COMO FAZER:

1. Distribuir aos participantes,1. papel, caneta e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.
2. Anotar na figura:
a) Diante dos olhos: As coisas que viu e mais o impressionaram.
b) Diante da boca: Três exIpressões (palavras ou atitudes), dos quais se arrependeu ao longo de sua vida.
c) Diante do coração: Três idéias das quais não abre mão.
d) Diante das mãos: Três ações inesquecíveis
e) Diante dos pés: Três piores dificuldades em que se meteu.

REFLETIR:

1. Foi fácil esta comunicação?
2. Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?
3. Em qual anotação você sentiu mais dificuldade? Po que?
4. Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?

ILUMINAÇÃO: MARCOS 7:32-37.

Autor: Desconhecido
Domínio Público

A PALAVRA CERTA PARA CIRCUNSTÂNCIAS ESPECÍFICAS

COMO CONTROLAR SEU TEMPERAMENTO

“Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos.” (Ec 7:9).

ESTUDO BÍBLICO

A QUEDA DO HOMEM E A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS

Lindemberg Gomes de Lima
Igreja Batista Memorial

Texto Áureo: Gn 3:1-7

INTRODUÇÃO:

Este capítulo do livro que narra às maravilhas da criação de Deus apresenta-nos a corrupção, a decadência, o colapso de toda a cena de sublime e infinito amor, graça, salvação e glória preparada por Deus para a obra prima de suas mãos: O homem. Criado segundo a sua imagem e semelhança. Mas, onde abunda o pecado, superabunda o amor de Deus para que, em todos os tempos, tenhamos a perfeita, pura, genuína e salvadora intenção (propósito) de Deus para buscar e salvar da ruína e da condenação eterna o homem que está em pecado.

1. A serpente introduz a dúvida acerca daquilo que Deus havia dito.

“Ora, a serpente era a mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. (Gn 3:1).

“É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” – Esta foi a pergunta astuta e maliciosa de Satanás, para por dúvida no coração de Eva.
Se a Palavra de Deus estivesse escondida no coração de Eva,ela não teria pecado contra Deus. A sua resposta poderia ter sido simples, direta, objetiva, e concludente: Vai-te, Satanás, porque somente ao SENHOR meu Deus, servirei. (Dt 6:13).
Mas, o simples fato de Eva ter dado ouvido a Satanás, quando ela sabia que Deus é amor, justiça e fidelidade; isso evidenciou a sua incapacidade de poder dar-lhe a resposta necessária. O verdadeiro meio de enfrentar as perguntas e insinuações de Satanás é tratá-las como suas e repeli-las com a poderosa Palavra de Deus. No entanto, Eva diante da atitude tomada mostrou que a Palavra de Deus não fazia morada em seu coração.
O Diabo não se apresenta abertamente, dizendo “Eu sou o Diabo, o inimigo de Deus, e venho para caluniá-Lo, reprová-Lo e arruinar-te”. É necessário, portanto, que saibamos identificar suas sutis estratégias e combatê-las com bastante firmeza.

2. O valor da Palavra de Deus

“mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais” (Gn 3:3).[1]
Em vez de se agarrar exclusivamente às Palavras de Deus, ela na sua resposta, acrescenta-lhes, com efeito, “alguma coisa” da natureza humana e carnal.
Ora, se acrescentarmos, ou tirarmos, alguma coisa à Palavra de Deus, isso mostra claramente que a sua Palavra não está em nosso coração, nem governando a nossa consciência e a nossa vida.
Se alguém está achando gozo na obediência da Palavra do SENHOR, se ela é a sua comida e a sua bebida, se nela medita de dia e de noite, se vive de toda Palavra que sai da boca de Deus, estará indubitavelmente, familiarizado e inteiramente atento à Sua Palavra.
O Senhor Jesus Cristo, no seu conflito com Satanás, empregou corretamente a Palavra, porque Ele vivia dela e apreciava-a mais do que seu próprio alimento. Não podia citá-la mal ou torcê-la na sua aplicação, nem tão pouco podia ficar indiferente à Palavra de Deus. Grande é a sua comunhão com o Pai[2].

3. A concupiscência da carne, dos olhos e a vanglória da vida

“E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou o seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn 3:6).[3]
Estas coisas tomaram necessariamente a direção logo que Deus foi deixado de fora. Se nós não permanecermos na segurança feliz do amor e da verdade de Deus, da sua graça e fidelidade, nos entregaremos com certeza a algum ou a todos estes princípios acima descritos; e isto é apenas outro nome para o domínio de Satanás.
Se o homem se governar a si próprio é realmente governado por Satanás! E se assim não for é governado por Deus.
Os três grandes meios mediante os quais Satanás opera é “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida”.
Estas coisas foram apresentadas por Satanás ao Senhor Jesus, na tentação de fazê-lo desviar-se da posição de absoluta dependência de Deus.[4]

4. Consciência

“Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gn 3:7).
Vejamos agora até que ponto Adão e Eva se beneficiaram com a vantagem da promessa da serpente.
O Senhor Deus tinha ordenado isto de tal maneira, que, com e por meio da queda, o homem havia de alcançar aquilo que antes não possuía, e isso era a consciência, um conhecimento tanto do bem como do mal.
Isto não podia o homem ter tido, evidentemente, antes. Não podia ter conhecimento de coisa alguma do mal, tanto mais que não havia mal para ser conhecido. Ele estava num estado de inocência, o qual é um estado de ignorância do mal.
Satanás tinha enganado completamente a mulher; havia- lhe dito, “os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. Mas tinha deixado de fora uma parte importante da verdade, a saber, que conheceriam o bem sem o poder fazer; e que conheceriam o mal sem o poder evitar.
A criação divina diante do quadro criado por Deus, nunca poderia revelar o que Deus era em sua totalidade. Porque Ele havia criado uma situação de perfeita comunhão com o homem, uma realidade de total ausência de pecado, não fora a desobediência do primeiro homem, essa situação não haveria de ser quebrada.
Havendo caído o homem em desobediência e desgraça nova situação fora criada. “... Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”[5] de Deus. Nesta nova situação Deus pode revelar atributos ainda não conhecidos do homem, além da sabedoria como, amor, misericórdia, santidade, justiça, fidelidade, bondade, ternura e longanimidade. Onde poderiam todos esses atributos de Deus ser manifestados senão num mundo de pecadores? Deus no princípio desceu para criar todas as coisas inclusive o homem; e, depois, quando a serpente ousou atrapalhar o Plano da criação, Deus desceu para salvar. “para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor”.
Desta forma, amados irmãos, vemos que a mentira da serpente apenas criou a ocasião para a revelação da plena verdade acerca de Deus. O homem criado pelo propósito e pelas mãos maravilhosas de Deus não está fadado à derrota a não ser que ele mesmo rejeite a graça de Deus.
Assim como Deus chamou a Adão logo após ter caído em desobediência e pecado: “E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estais?” (Gn 3:9). Esta pergunta prova três coisas: (1) – Prova que o homem, na sua condição natural está irremediavelmente perdido; (2) – Que Deus se preocupa com o homem caído e pecador; (3) – O homem tem que mostrar arrependimento e aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal para poder voltar a gozar da plenitude da graça de Deus.
E você amado leitor onde estais? Deus não se cansa de procurá-lo. Continua a lhe chamar: Onde estais?

[1] Salmo 17:4
[2] Jo 10:30.
[3] 1Jo 2:16.
[4] Mt 4:1-11 e Lc 4:1-13.
[5] Rm 5:20-21.