segunda-feira, 3 de setembro de 2007

NOTÍCIAS

BÍBLIA EM BRAILE

A Constituição Federal do Brasil, de 1988, prega a igualdade entre todos os cidadãos da nação brasileira, entretanto, em muitos casos, isso não ocorre. A lei prevê a obrigatoriedade dos governos federal, estadual e municipal, oferecerem meios e condições necessárias para que pessoas com necessidades especiais, de todos os níveis, a exemplo dos deficientes visuais, possam ter os mesmos direitos que os demais cidadãos gozam de modo que essa igualdade legal não fique apenas no papel como lei morta. Com base nessa fundamentação legal é que o Deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM-MT), encaminhou um projeto de lei que determina a obrigatoriedade da existência de Bíblia Sagrada em Braile, em todas as escolas da rede pública estadual do Estado de Mato Grosso.
De acordo com o proponente do projeto, o Livro Sagrado, deverá ficar nas bibliotecas ou em locais de fácil acesso e inteiramente adaptado (em Braile) para leitura, aos portadores de deficiência visual. Segundo ele, é importante que um livro tão relevante para a formação e a vida do homem possa ser assim disponibilizado a todos aqueles que dele necessite. O deficiente visual muitas vezes deixa de conhecer a Palavra de Deus por não ter quem possa ler para ele, justificou o deputado.
Estatísticas do IBGE indicam que existe no Brasil cerca de 11 milhões de deficientes visuais, dos quais160 mil possuem cegueira total. A deficiência visual, seja ela cegueira total ou baixa visão, pode afetar a pessoa em qualquer idade. Bebês podem nascer sem visão e outras pessoas podem tornar-se deficientes visuais, em qualquer fase da vida, dede os primeiros dias de vida até as fases mais avançadas da vida.
O método Braile de escrita e leitura foi criado para facilitar a comunição e em especial a educação de pessoas com deficiência visual. Desde a sua criação em 1829, pelo jovem francês Louis Braile, o sistema em questão aperfeiçoou-se progressivamente e representa, atualmente, o único meio de leitura que, com o tato e uma estrutura organizada de símbolos, habilita o deficiente visual a compreender o mundo em que vivemos.
Seria muito importante que outros deputados de outros Estados da Federação, também tomassem a mesma iniciativa em defesa da qualidade de vida das pessoas que apresentam deficiência visual.

Fonte: Notícias gospel

Nenhum comentário: