segunda-feira, 27 de agosto de 2007

DEVOCIONAL

TEXTO ÁUREO:

Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo. “Onde está a sua fé?”, perguntou Ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e as águas dá ordens, e eles lhe obedecem?” (Lc 8: 24-25).

PENSAMENTO:

Boa pergunta que Jesus fez: “Onde está a sua fé?” Será que a fé dos discípulos estava na estrutura do barco ou na segurança do bom tempo para a travessia do lago? Será que estava na habilidade dos pescadores para conduzir o barco num vendaval? Se foi nestas coisas, então já se foi. Sentir medo ou tomar um susto com algo inesperado nesta vida não é pecado. Não significa que não cremos em Jesus. Mas, pode revelar a nós que temos confiado mais em outras coisas do que no Senhor. Talvez é por isso que ele deixa as tempestades e vendavais chegarem. Max Lucado anotou as palavras de um homem passando por uma tempestade que observou: “Você jamais saberá que Jesus é tudo do que você precisa até Jesus ser tudo o que você tem”. Quando a tempestade bater, vamos fazer o que os discípulos fizeram – Vamos até Jesus. Quanto mais próximo você estiver dele hoje, mais perto estará na hora do vendaval. Procure Ele hoje – Ele está perto de você.

ORAÇÃO:

Maravilhoso Salvador, obrigado por estar sempre tão perto de nós. Agradecemos pela fé que temos e pelos ventos, bons e maus, que aumentam cada vez mais a nossa fé no Senhor. Obrigado, Deus. Em nome e por amor a Jesus oramos. Amém.

JESUS FALA COM ZAQUEU

"E, chegando Jesus àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa." (Lc 19: 5).

REFLEXÃO PASTORAL

QUAL A SUA PRIORIDADE?

Pr. Daniel de Lima Alves
Igreja Batista Memorial

Jesus, em seu Ministério na terra fez muitas visitas: Zaqueu, o publicano (Lc 19: 1-10), a sogra de Pedro (Mt 8: 14-17), e outras famílias receberam a visita de Jesus. Marta, Maria e Lázaro moravam em Betânia (Jo 11:5); o comentário de João mostra que Jesus tinha profundos laços de amizade com essa família de Betânia. Marta sentia prazer em exercer o dom da hospitalidade.
Uma cena revela o temperamento decidido de marta, que o senhor enfrentou com carinhosa firmeza, conforme Lucas escreveu (Lc 10: 41-42). A irritação de Marta com sua irmã levou-a a um encontro com Jesus, pois, na verdade ela o responsabilizava pelo fato de Maria não ajudar nas tarefas de casa. A resposta amorosa que Ele deu não foi uma crítica à preocupação de Marta com o serviço, nem uma rejeição a sua hospitalidade zelosa e generosa. Ele pediu simplesmente para que ela reavaliasse suas prioridades, colocando em primeiro lugar os valores eternos e não as necessidades mais imediatas.
Eu gostaria que você refletisse: O que você tem priorizado em sua vida, é realmente a coisa mais importante da sua vida?

ILUSTRAÇÕES


O AMOR

O que é o amor? Numa sala havia várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:
- Professora o que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada uma mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças foram se colocando. Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, porque você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada físico.
Nós homens e mulheres somos como aquelas crianças, temos uma tendência de querer levar vantagem em tudo, não importa a dor que iremos provocar ou a quem vamos magoar, sejam nos negócios, no supermercado, no trânsito, na escola, na rua ou em qualquer lugar.
Buscamos sempre a nota máxima da esperteza da individualidade, do egoísmo... “EU FIZ... EU FAÇO... EU FAREI... EU...”
Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons, tire a nota máxima na escola da vida, aos olhos dEle.
Jesus um dia assim falou:
- “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele.” (Lc 18: 16-17).

CURIOSIDADES BÍBLICAS

Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
Resposta: Lamentações, Jonas e Naum.