segunda-feira, 24 de setembro de 2007

DEVOCIONAL

TEXTO ÁUREO:

“Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: Vamos para o outro lado do lago. Eles entraram num barco e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.” (Lucas 8: 22-23).

PENSAMENTO:

Quando Jesus chamou os discípulos para irem para o outro lado do lago, dificilmente eles imaginaram que logo estariam correndo perigo. Mas, com Jesus há sempre o inesperado. Para dizer “Vamos para o outro lado do lago” é tão fácil quanto falar “Vamos pregar o Evangelho naquela parada de ônibus”, ou vamos aprender lingüística e dedicar dez anos traduzindo a Bíblia numa tribo na África”. Jesus é imprevisível e nos chama para o imprevisto. Contudo, a palavra comum a todas as frases é a mais importante: “vamos”, Jesus não manda – Ele chama para ir com Ele. Seja para onde for que Ele chamar. Jesus sempre vai junto. Temos que lembrar isso a cada passo do caminho. Jesus está conosco – E se Jesus vai conosco, o que estamos esperando? Vamos!

ORAÇÃO:

Senhor amado, não temos para onde ir, senão para onde o Senhor for conosco. Perdoe-nos quando demoramos para ouvir ou atender. E obrigado por ir conosco. Que seja assim de agora em diante. No nome de Emanuel oramos. Amém.

O ANJO DE DEUS FALA ÀS MULHERES QUE VISITAVAM O TÚMULO VAZIO DE JESUS

“Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.” (Mateus 28:5-6).

REFLEXÃO PATORAL


Pr. Daniel de Lima Alves
Igreja Batista Memorial

A RESSURREIÇÃO

A ressurreição de Jesus é o sustentáculo do Cristianismo, ou seja: se Jesus não ressuscitara, não teríamos evangelho, não teríamos cristianismo, não teríamos salvação.

Na ressurreição de Cristo a morte morreu, Jesus venceu a morte. Como disse o apóstolo Paulo: “Onde está ó morte a tua vitória? Onde está ó morte, o teu aguilhão?” (1 Co 15:55). A vitória do crente em Cristo é tão segura, quanto à de Cristo sobre a morte.

Jesus havia anunciado aos seus discípulos que seria entregue as autoridades para ser crucificado, mas, que ao terceiro dia ressuscitaria. Mesmo assim, a Bíblia registra que os discípulos tiveram dificuldades em crer na ressurreição de Jesus Cristo. Quando o seu túmulo foi visitado por algumas mulheres nas primeiras horas do terceiro dia após sua morte, elas viram e ouviram o mensageiro da vida (um anjo), que disse: “Não está aqui, mas ressuscitou”.

Jesus cumpriu a promessa, ele ressuscitou para mudar nossa história, par nos dar vida, esperança e vitória. JESUS VIVE E REINA PARA SEMPRE. AMÉM.

ILUSTRAÇÕES

DOAÇÃO DE SANGUE

Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Várias crianças tiveram morte instantânea. As demais ficaram muito feridas, entre elas, uma menina de oito anos, em estado grave.

Ela precisava de sangue, urgentemente. Com um teste rápido descobriram seu tipo sangüíneo, mas, infelizmente, ninguém na equipe médica era compatível.

Chamaram os moradores da aldeia e, com a ajuda de uma intérprete, lhes explicaram o que estava acontecendo. A maioria não podia doar sangue, devido ao seu estado de saúde. Após testar o tipo sangüíneo dos poucos candidatos que restaram, constataram que somente um menino estava em condições de socorrê-la.

Deitaram-no numa cama ao lado da menina e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto, enquanto seu sangue era coletado. Passado alguns momentos, ele deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico pediu para a intérprete perguntar a ele se estava doendo. Ele disse que não.
Mas não demorou muito, soluçou de novo e lágrimas correram por seu rostinho.
O médico ficou preocupado e pediu para a intérprete lhe perguntar o que estava acontecendo.
A enfermeira conversou suavemente com ele e explicou para o médico porque ele estava chorando:

- Ele pensou que ia morrer. Não tinha entendido direito o que você disse e estava achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina não morrer.
O médico se aproximou dele e com a ajuda da intérprete perguntou: - Mas se era assim, porque então você se ofereceu para doar seu sangue? - Porque ela é minha amiga.

[Fato relatado como verídico]

"Ninguém tem maior amor do que este,de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (João 15.13).

Autor desconhecido.
Extraído do livro: Textos Selecionados, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano - IDPH.

Site do Pregador:
www.pregador.com.br

CURIOSIDADES BÍBLICAS

Você sabe por que o Deus da Bíblia é matemático?

Resposta:
Por que Deus contou quantos fios de cabelo há na nossa cabeça (Mt 10:30); Deus contou o número de estrelas (Sl 147:4); Deus tomou a medida dos céus e calculou a medida das águas (Isaias 40:12; 28:25).

NOTÍCIAS

COMO OS EVENTOS ATUAIS SE RELACIONAM COM A PROFECIA

Hoje, o mundo é um cenário sendo montado para a apresentação de um grande drama. Quais preparativos já foram feitos?
O Dr. John Walvoord descreve e resume a atual situação da montagem do cenário:

Todos os eventos históricos necessários já aconteceram. A tendência a um governo mundial, iniciada com as Nações Unidas em 1946, está preparando o caminho para o governo do fim dos tempos. O movimento da igreja mundial, formalizado em 1948, está preparando o caminho para uma super-igreja que dominará o cenário religioso depois que a verdadeira Igreja for arrebatada. O espiritismo, o ocultismo, e a crença em demônios continuará a se espalhar. O comunismo, apesar de sua filosofia ateísta,... [preparou] o mundo para uma forma final de religião mundial que exige a adoração de um ditador totalitário.

Israel e as nações do mundo estão sendo preparadas para o drama final. Mais importante ainda é que Israel está de volta à sua terra, organizado como um Estado político, e ansioso em realizar seu papel nos eventos do fim dos tempos...

A Rússia está preparada ao norte da Terra Santa para entrar no conflito do fim dos tempos. O Egito e outros países africanos não abandonaram seu desejo de atacar Israel a partir do sul. A China Vermelha no leste já possui hoje um poder militar forte o suficiente para enviar um exército tão grande quanto o descrito no livro de Apocalipse. Todas as nações estão preparadas para desempenhar o seu papel nas horas finais da história.

Nosso mundo atual está bem preparado para o começo do último ato profético que levará ao Armagedom. Uma vez que o cenário está montado para este clímax dramático dos tempos, a vinda de Cristo para os Seus deve estar muito próxima. Se já houve uma hora em que os homens deveriam considerar seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo, este momento é hoje. Deus está dizendo a esta geração: Preparem-se para a vinda do Senhor."[1]

Lembre-se de que apesar do cenário estar montado e continuar pronto para o acontecimento dos eventos da tribulação, não há nada que precise acontecer antes do arrebatamento da Igreja. Apesar do arrebatamento não ter sinais e poder acontecer a qualquer momento, os vários eventos da tribulação devem acontecer antes que a segunda vinda de Cristo ao planeta Terra possa ocorrer. Quando examinamos os eventos mundiais e a história recente, vemos muitas indicações de que as coisas estão chegando a uma conclusão. O Dr. Charles Dyer observa:

A cortina ainda não se abriu para o último ato do drama divino para a era atual. As luzes do teatro estão baixas, mas ainda assim podemos perceber movimentos atrás da cortina. Deus está colocando o cenário no seu lugar e deixando que os atores tomem as suas posições no palco mundial. Quando tudo estiver pronto, Deus permitirá a abertura da cortina.

Ao avaliarmos eventos mundiais contemporâneos, queremos entender que papel eles podem ter na montagem do cenário para os eventos profetizados na Bíblia. Ao mesmo tempo devemos lembrar que, enquanto o mundo continua a mudar, só Deus conhece o futuro. Devemos avaliar eventos atuais à luz da Bíblia, e não ao contrário. Precisamos conhecer e compreender as profecias da Bíblia para discernir melhor o papel dos atuais eventos mundiais.[2]

Entender os eventos mundiais e as profecias bíblicas corretamente significa equilibrar a tensão entre os dois em nossas vidas diárias. O Dr. Ed Hindson escreve sobre essa tensão:

Cada um de nós planeja sua vida como se ainda fosse viver muitos anos. Temos responsabilidades com nossas famílias, com nossos filhos e netos, e com outras pessoas à nossa volta. Mas também devemos viver como se Jesus viesse a qualquer momento. É difícil para os descrentes entender a abordagem equilibrada que devemos ter do futuro. Nós crentes não tememos o futuro porque acreditamos que Deus o controla. Mas ao mesmo tempo, não o vemos com otimismo desenfreado.[3]

Devemos estar sempre preparados para o amanhã, reconhecendo que, em última análise, é Deus, e não indivíduos, quem controla o futuro.

Existem salvaguardas contra a marcação de datas?

Talvez a maneira mais simples é lembrar o slogan que dizemos à nossa sociedade sobre abuso de drogas: "Simplesmente diga não!" As palavras de Jesus são claras; marcar datas não é parte do estudo da profecia. A melhor maneira de evitarmos isso em nossos estudos é através de um método de interpretação gramatical, histórica e contextual coerente, conhecido como interpretação literal. Já que o texto das Escrituras proíbe marcar datas, e sabemos que não há significados ocultos a serem descobertos através de uma abordagem interpretativa esotérica, concluímos que na medida em que estudarmos as Escrituras não encontraremos uma abordagem que nos leve a marcar datas.

Devemos sempre observar os eventos atuais (e todos os aspectos das nossas vidas) através das lentes das Escrituras. A Bíblia interpreta as notícias; as notícias não interpretam a Bíblia. A volta de Jesus Cristo é nossa esperança – não a hora da Sua volta. Não devemos ser como a criança numa viagem de carro que fica perguntando a seu pai a toda hora, "Está perto, pai?" Ou, "Falta muito?" Como o pai dirigindo o carro, sabemos que estamos nos aproximando, mas não podemos dizer com certeza quão perto estamos.

· Walvoord, Armageddon, pp. 227-28.
· Charles H. Dyer, World News and Bible Prophecy (Wheaton, IL: Tyndale House Publishers, 1993), p. 7.
· Ed Hindson, Final Signs (Eugene, OR: Harvest House Publishers, 1996), p. 176.

Thomas Ice e Timothy Demy - http://www.chamada.com.br/

DINÂMICA DE GRUPOS

PARE

OBJETIVO:

Através de um teste surpresa, medir o grau de interesse, de participação, a preocupação atual, a motivação dos participantes; visa conscientizar o grupo acerca daquilo que se passa com os indivíduos participantes.

PÚBLICO ALVO:

Famílias, casais, jovens, sala de aula.

NÚMERO DE PARTICIPANTES:

Indefinido.

MATERIAL:

Caneta e papel em branco.

COMO FAZER:

A técnica do “PARE” usa-se quando se nota pouca integração no grupo, quando há bloqueios, para maior presença consciente, para descobrir a evolução do grupo

1. A um dado momento, durante a sessão, interrompe-se tudo, distribui-se uma folha de papel em branco para cada membro participante e, a pedido do coordenador (a) dos trabalhos, todos deverão escrever em poucas palavras o que gostaria de ouvir, de falar ao grupo ou de fazer, neste dado momento.

2. As anotações deverão ser feitas anonimamente.

3. Uma vez feitas as anotações, recolhem-se as folhas de papéis contendo as anotações dobradas, e após embaralhá-las processa-se a redistribuição.

4. A seguir, a pedido do coordenador (a), todos, um a um irão ler em público o conteúdo das folhas recebidas.

Finalizando o exercício, seguem-se os depoimentos a respeito.


Autor: desconhecido
Domínio: Público

A PALAVRA CERTA PARA CIRCUNSTÂNCIAS ESPECÍFICAS

PARA QUEM ESTÁ DESANIMADO COM A PRÓPRIA VIDA

“Não temas, porque eu sou contigo; Não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaias 41:10).

ESTUDO BÍBLICO

A DOUTRINA DA TRINDADE

I – A TRINDADE DEFINIDA.

Talvez o sentido da Trindade de Deus nunca foi afirmado melhor do que está por A. H. Strong – “em a natureza do Deus único há três distinções eternas que se nos representam sob a figura de três pessoas e estas três são iguais” (Systematic Theokogy, pág. 144).

Os princípios do Seminário Teológico Batista do Sul, estabelecem a doutrina da trindade como segue: “Deus nos é revelado como Pai, Filho e Espírito Santo, cada um com atributos pessoais distintos, mas sem divisões de natureza, essência ou ser”.

Nas considerações destas definições, devemos observar:

1. A TRINDADE CONSISTE DE TRÊS DISTINÇÕES.

A doutrina da Trindade não quer dizer que Deus meramente Se manifesta em três diferentes maneiras. Há três distinções atuais na Divindade. A verdade disto aparecerá mais claramente depois.

2. ESTAS TRÊS DISTINÇÕES SÃO ETERNAS.

Estas três distinções eternas estão provadas, de um lado, pela imutabilidade de Deus. Se já houve um tempo em que estas distinções não existiram, então quando vieram a existir, Deus mudou. Provado está outra vez pelas Escrituras, as quais afirmam ou implicam a eternidade do Filho e do Espírito Santo. Veja João 1:1,2; Apocalipse 22:13,14; e, Hebreus 9:14.

“Não é resposta a isto, que as expressões “gerado” e “procedido de” envolvem, a idéia da existência antecedente do que gera e de quem há processão, porque estes são termos da linguagem humana aplicados a ações divinas e devem ser entendidos ajustadamente a Deus. Não há aqui dificuldade maior do que em outros casos em que este princípio está prontamente reconhecido (Boyce, Abstract of Systematic Theology, págs. 138,139).

3. ESTAS TRÊS DISTINÇÕES NOS SÃO REPRESENTADAS SOB A FIGURA DE PESSOAS, MAS NÃO HÁ DIVISÃO DE NATUREZA, ESSENCIA OU SER.

A DOUTRINA DA TRINDADE NÃO QUER DIZER TRITEÍSMO. Quando falamos das distinções da Divindade como pessoas, devemos entender que usamos figuradamente. Não há três pessoas na Divindade no mesmo sentido em que três seres humanos são pessoas. No caso de três seres humanos há divisão de natureza, essência e ser, mas Deus não é assim. Tal concepção de Deus está proibida pelo ensino da Escritura quanto à unidade de Deus.

4. OS TRÊS MEMBROS DA TRINDADE SÃO IGUAIS.

Muitos dos mesmos atributos atribuem-se a cada membro da Trindade e os atributos assim atribuídos são tais como não podiam ser possuídos sem todos os outros atributos divinos. A igualdade dos membros da Trindade mostra-se ainda pelo fato de cada um deles ser reconhecido como Deus, como veremos depois.

II – PROVAS ESCRITURÍSTICAS DA DOUTRINA DA TRINDADE.

1. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos reconhecidos como Deus.

2.1. O Pai é Reconhecido como Deus.

Isto ocorre em tão grande número de passagens que é por igual desnecessário e impraticável citá-las todas. As duas seguintes bastarão:

“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este selou o Pai, Deus.” (Jo 6:27).

“Eleitos... segundo a presciência de Deus o Pai.” (1Pe 1:1-2).

2.2. O Filho é Reconhecido como Deus.

A) Ele, Jesus, é chamado Deus.

Ø João 1.1.
Ø Romanos 9:5.
Ø 1 João 5:20.

B) Passagens que no Velho Testamento se referem a Deus são aplicadas ao Filho em o Novo Testamento.

Mateus 3:3, aludindo a Isaias 40:3 e João 12:41 aludindo a Isaias 6:1.

C) O Filho possui atributos de Deus.

Eternidade: João 1:1; Onipresença: Mateus: 28:20 e Efésios: 1:23; Onisciência: Mateus 9:4; e João 2:24-25; e João 16:30 e 1 Coríntos 4:5 e Colossenses 2:3; Onipotência: Mateus 28:18; e Apocalipse 1:8; Auto-Existência: João 5:26; Imutabilidade: Hebreus 13:8; Verdade: João 14:6; Amor: 1 João 3:16; Santidade: Lucas: 1:35 e João 6:39 e Hebreus: 7:26.


D) As obras de Deus são atribuídas ao Filho.

Criação: João 1:3; 1 Coríntios 8:6; Colossenses 1:16; Hebreus 1:10. Conservação: Colossenses 1:17; Hebreus 1:3. Ressuscitando Mortos: Marcos 5:35; Lucas 7:11-17 e João 11:21-44; Julgar João 5::27-29 e Mateus 25:31-41.

E) Jesus recebe honra e adoração só a Deus devido.

Ø João 5:23
Ø Hebreus 1:6
Ø 1 Co 11:24-25
Ø 2 Pe 3:18
Ø 2 Timóteo 4:18

2.3. O Espírito Santo é reconhecido como Deus.

A) A Ele se atribuem os atributos de Deus.

Eternidade: Hebreus 9:14; Onisciência: 1 Coríntios 2:10; Onipresença: Salmos 139:7; Verdade: João 16:13; Amor: Romanos 15:30 e Santidade: Todas as passagens as quais se aplicam o termo “Santo” ao Espírito.

B) Ele está representado como fazendo as obras de Deus.

Criação: Gn 1:2; Regeneração: João 3:8 e Tito 3:5. Ressurreição: Romanos 8:11.

2. O Pai, o Filho e o Espírito Santo associam-se juntamente numa base igual.
Isto está feito:

A) Na fórmula do Batismo – Mateus 28:19
B) Na Benção Apostólica – 2 Coríntios 13:14

3. O Pai, o Filho e o Espírito Santo distinguem-se um do outro.

A) O Pai e o Filho se distinguem um do outro.

O Pai e o Filho distinguem-se como o que gera do gerado; e como o que manda do enviado. Cristo distiguiu-se do Pai quando orou ao Pai, como fez muitas vezes. Que a distinção assim implicada não foi temporal, continuando somente enquanto Cristo esteve na carne, está provado pelo fato que Cristo ainda intercede com Pai (Hb 7:25; 1 Jo 2:1). Ele é um mediador perpétuo entre Deus e o homem (1 Tm 2:5), e assim é perpetuamente distinguido de Deus.

B) O Espírito Santo distingue-se do Pai.

O Espírito distingue-se do Pai quando dEle se diz proceder do Pai e ser enviado pelo Pai (Jo 15:26; 14:26; Gl 4:6).

4.O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus.

Trindade quer dizer tri-unidade, ou três-unidade. Mostramos que há três distinções da Dinvidade. Agora, para provarmos a doutrina da Trindade, mais que a doutrina de triteismo, devemos mostrar que os três, enquanto sendo distinguíveis um do outro, contudo são um. Isto está provado.

A) Por todas as passagens que ensinam a Unidade de Deus.

Refere-se aqui ao capítulo sobre a natureza e os atributos de Deus, onde se notam estas passagens.

B) Pelo fato que cada um dos três é reconhecido como Deus.

Já mostramos que o Pai, e o Filho e o Espírito Santo são várias vezes reconhecido como Deus na Escritura. Isto mostra sua unidade, porque Deus está representado como sendo o Ser Supremo. Por essa razão não podia haver três deuses. A supremacia só é possível a um só.

C) Pelo que os três são iguais.

Já discutimos a igualdade dos membros da Trindade. Igualdade absoluta é impossível sem identidade na essência, em a natureza e no ser.

III – A DOUTRINA DA TRINDADE É MISTÉRIO LNESCRUTÁVEL E INSOLÚVEL AS MENTES FINITAS; MAS NÃO É AUTOCONTRADITÓRIA.

Não fazemos tentativas de NEGAR ou de EXPLICAR o mistério da Doutrina da Trindade de Deus. ALTO MISTÉRIO INSONDÁVEL é que mentes humanas nunca podem sondar.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.” (Is 55:8).
“Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaias 55:9).

Contudo, a doutrina da Trindade não é autocontraditória. Deus não é três no mesmo sentido em que Ele é um. Ele é um em essência, natureza e ser; mas, nesta uma essência, natureza e ser há três distinções eternas que se nos representam de uma tal maneira que as chamamos PESSOAS. Que pôde dizer que tais distinções são impossíveis em a natureza de Deus? Para fazer isso ter-se-ia de ter um perfeito entendimento da natureza de Deus. De maneira que fazemos bem de aceitar o que a Escritura ensina e deixar o mistério para solucionar-se quando tivermos mais luzes, se semelhante luz que nos habilite a explicar e entender nos for sempre dada. O mistério vem por causa de nossa inabilidade para compreendermos totalmente a NATUREZA DE DEUS.


“As palavras nem sempre refletem o que pensamos, mas muitas vezes machucam a quem amamos”


Princípios do Seminário Teológico Batista do Sul
Sueli Oliveira – Moderadora Geral