segunda-feira, 3 de setembro de 2007

DEVOCIONAL


TEXTO ÁUREO:

“Porque não há nada oculto que não venha ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.” (Lc 8:17).

PENSAMENTO:

Um dia tudo que é feito em segredo será revelado. Atitudes. Pensamentos. Desejos ocultos. Tudo. Não haverá mais como esconder qualquer pecado ou vício. Às vezes escondemos este comportamento pecaminoso, de forma sigilosa das pessoas ao nosso redor. Podemos até escondê-lo de nós mesmos. Podemos pensar na pequenez do nosso juízo que somos “bons” o suficiente e que iremos para o céu porque não bebemos, nem usamos drogas, nem cometemos adultério, não fornicamos, não matamos ou qualquer outro pecado predileto. Mas, “não há nada oculto que não venha a ser revelado”. Um dia todos verão. Tudo. Haverá muitas surpresas no dia do julgamento. Por isso é melhor nos aproximarmos de Jesus hoje, deixando a luz revelar o que tem que sair das nossas vidas. Com a ajuda de Jesus vamos reconhecer nossos pecados. Vamos enfrentar o esconderijo do inimigo. Vamos expulsar as forças do maligno que buscam abrigo em nossas vidas. E quando vier a luz naquele dia e for revelado tudo que há em nós, serão também reveladas as boas obras escondidas, o serviço e ministério ocultos – tudo feito apenas para Deus. Porém, um dia todos irão conhecer. Que dia glorioso será!

ORAÇÃO:

Senhor nosso Deus e Pai ajuda-nos a reconhecermos e abominar os nossos próprios pecados ocultos. Dá-nos forças ó Pai para que possamos extirpar esse mal de nossa vida; pois sabemos que chegará o dia em que toda a iniqüidade praticada pelo homem haverá de ser revelada. Ajuda-nos ó Senhor Jesus, a enfrentar todas as estratégias do inimigo e nos livrar dos laços do passarinheiro, para que nosso espírito liberto de toda perseguição do mal possa voar livremente ao teu encontro sem males ocultos a atrapalharem o nosso caminhar em tua direção. Oramos em o nome do nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina eternamente. Amém.

O PERIGO QUE HÁ NA LÍNGUA

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” (Tg 3:8-9).

REFLEXÃO PASTORAL


Pr. Daniel de Lima Alves
Igreja Batista Memorial


O PODER DA PALAVRA

A fala é uma disposição inata do ser humano, ou seja, é uma aptidão do ser humano. Deus com o seu poder, pela Palavra criou todas as coisas: A terra, as águas, o homem, os animais, enfim, tudo o que há na terra.
Quando falamos damos forma e até “criamos”. Por isso devemos ter cuidado com o que sai da nossa boca, pois ela pode abençoar e amaldiçoar, fazer crescer ou derribar (destruir). Tiago, alertando a Igreja a ter cuidado com a língua, disse que “a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno” (Tg 3:6).
Então amados vigiemos ao falar; o mesmo Tiago ainda disse: ”Todo o homem, pois seja pronto para ouvir, tardio para falar.” (Tg 1:19b). Existe um provérbio popular que diz: “Quem muito fala muito erra”. Use o dom da fala para abençoar, motivar e edificar. Uma pessoa pode ter o curso da sua vida mudado por uma palavra que sai da sua boca. Então cuidado com as palavras. Peça para que Deus use sua boca e veja vidas serem transformadas pelo poder da Palavra.

ILUSTRAÇÕES


AMARGO REGRESSO

Esta história é contada como verídica. Fala de um jovem soldado que finalmente estava voltando para casa, depois de ter lutado numa guerra muito sangrenta.
Ele ligou para seus pais e disse-lhes:
- Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas, quero lhes pedir um favor. Eu tenho um amigo que eu gostaria de trazer comigo.
- Claro, filho, nós adoraríamos conhecê-lo!
- Mas, há algo que vocês precisam saber, ele foi terrivelmente ferido na guerra; pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. Ele não tem nenhum lugar para ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco. - Puxa, filho, não é fácil cuidar de uma pessoa com tantas dificuldades assim... Mas, traga-o com você, nós vamos ajudá-lo a encontrar um lugar para ele.
- Não, mamãe e papai, eu quero que ele venha morar conosco.
- Filho, nós não podemos assumir um compromisso tão grande assim. Ele não seria feliz morando aqui conosco. E nós perderíamos um pouco da nossa liberdade. Vamos achar um lugar em que cuidem bem dele.
- Está certo, papai, o senhor tem razão!
Alguns dias depois, no entanto, eles receberam um outro telefonema, da polícia. O filho deles havia cometido suicídio, num hotelzinho de beira de estrada numa cidade vizinha, bem perto deles.
Quando eles foram fazer o reconhecimento do corpo descobriram que o "amigo" do qual o rapaz falara era ele mesmo, que havia sido gravemente ferido na guerra e escondera o fato de seus pais, com medo de não ser aceito por eles.

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Rm 5.8).

CURIOSIDADES BÍBLICAS

Em que livro da Bíblia Satanás é citado pela primeira vez?
Resposta: No livro 1 Cr. 21:1.

NOTÍCIAS

RADICALISMO LIBERAL

Editorial do Mensageiro da Paz
Ano 77 – Número 1.468 – Setembro de 2007
Órgão Oficial das Assembléias de Deus do Brasil
Casa Publicadora das Assembléias de Deus

A grande ironia do uso do termo fundamentalismo em nossos dias é que justamente aqueles que o usam com o sentido de intolerância (os liberais) são os mais intolerantes de todos.
Uma análise da cultura ocidental hodierna comprova que não há nada mais contraditório hoje no mundo do que o fundamentalismo liberal, porque não há nada mais intolerante hoje no ocidente do que o liberalismo. É pura intolerância camuflada de tolerância para enganar ingênuos.
Os liberais, contraditoriamente, são extremamente intolerantes. Ora, se discordar é um direito, porque não podemos, como cristãos, discordar do ponto de vista de alguém não-cristão sem ser taxado de intolerantes? Isso significa que são “dois pesos, duas medidas”?
Os liberais atacam dogmas, mas têm eles mesmos um dogma que não aceitam de forma alguma que seja criticado: o relativismo. São absolutamente intolerantes quanto a isso. Aceitam a discordância dos absolutos, mas não aceitam que se discorde do relativismo. E mais: lutam pela imposição do relativismo sobre todos.
Assim o grande problema do liberalismo é que ele cria um novo modelo de intolerância. A intolerância passa a se transformar em intolerância na medida em que somos forçados ater de aceitar como igualmente certas as demais ideologias. O fundamentalismo liberal confunde a necessidade de coexistência pacífica entre as ideologias com a imposição da aceitação de todas as ideologias. Isso é um tremendo erro e injustiça. Podemos conviver pacificamente com as ideologias, mas não aceitar todas as ideologias.
Devido a essa visão liberal, hoje em dia somos atacados e em alguns momentos até proibidos de expressarmos nossas crenças e valores, mesmo que isso seja feito educadamente, sem agressões verbais. O que é isso, senão a imposição de um dogma?
Pregam a liberdade de expressão, mas ao mesmo tempo impedem a liberdade de expressão. O que é isso senão intolerância?
Há pouco tempo, alguém disse que “como demonstra a História, uma democracia sem valores pode converter-se facilmente em um totalitarismo aberto ou encoberto”. Assim como um monarca deve respeitar os valores morais, senão estará instaurando um regime absolutista, a democracia deve ser também norteada pelos valores morais, e não pelo relativismo moral. Pensar o contrário é levar o sistema democrático à autodestruição. Uma democracia sem valores tem o poder de extinguir a democracia em si.
Sem valores morais, o que nasceu sob o apanágio da tolerância se torna exatamente o seu oposto: um monstro de intolerância.

NOTÍCIAS

BÍBLIA EM BRAILE

A Constituição Federal do Brasil, de 1988, prega a igualdade entre todos os cidadãos da nação brasileira, entretanto, em muitos casos, isso não ocorre. A lei prevê a obrigatoriedade dos governos federal, estadual e municipal, oferecerem meios e condições necessárias para que pessoas com necessidades especiais, de todos os níveis, a exemplo dos deficientes visuais, possam ter os mesmos direitos que os demais cidadãos gozam de modo que essa igualdade legal não fique apenas no papel como lei morta. Com base nessa fundamentação legal é que o Deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM-MT), encaminhou um projeto de lei que determina a obrigatoriedade da existência de Bíblia Sagrada em Braile, em todas as escolas da rede pública estadual do Estado de Mato Grosso.
De acordo com o proponente do projeto, o Livro Sagrado, deverá ficar nas bibliotecas ou em locais de fácil acesso e inteiramente adaptado (em Braile) para leitura, aos portadores de deficiência visual. Segundo ele, é importante que um livro tão relevante para a formação e a vida do homem possa ser assim disponibilizado a todos aqueles que dele necessite. O deficiente visual muitas vezes deixa de conhecer a Palavra de Deus por não ter quem possa ler para ele, justificou o deputado.
Estatísticas do IBGE indicam que existe no Brasil cerca de 11 milhões de deficientes visuais, dos quais160 mil possuem cegueira total. A deficiência visual, seja ela cegueira total ou baixa visão, pode afetar a pessoa em qualquer idade. Bebês podem nascer sem visão e outras pessoas podem tornar-se deficientes visuais, em qualquer fase da vida, dede os primeiros dias de vida até as fases mais avançadas da vida.
O método Braile de escrita e leitura foi criado para facilitar a comunição e em especial a educação de pessoas com deficiência visual. Desde a sua criação em 1829, pelo jovem francês Louis Braile, o sistema em questão aperfeiçoou-se progressivamente e representa, atualmente, o único meio de leitura que, com o tato e uma estrutura organizada de símbolos, habilita o deficiente visual a compreender o mundo em que vivemos.
Seria muito importante que outros deputados de outros Estados da Federação, também tomassem a mesma iniciativa em defesa da qualidade de vida das pessoas que apresentam deficiência visual.

Fonte: Notícias gospel

DINÂMICA DE GRUPOS

A MACA

OBJETIVOS:

Avaliar nossos laços de amizade.

MATERIAL:

Papel e caneta para cada um.

COMO FAZER:

1. Primeiro se lê o texto base do evangelho: a cura do paralítico que é levado pelos seus amigos. (Lc 5,17-26: Mc 2,1-12; Mt 9,1-8).
2. Assim coordenador distribui a folha e caneta para todos, e pede para que cada um desenhe uma maca em sua folha.
3. Na ponta de cada braço, cada um deve escrever o nome de um amigo que nos levaria a Jesus.
4. Depois se pede para desenhar outra maca e no meio dela colocar o nome de quatro amigos que levaríamos para Jesus.

REFLETIR COM O GRUPO:

1. Assumimos nossa condição de amigo de levar nossos amigos até Jesus?
2. Existem quatro amigos verdadeiros que se tenham comprometido a suportar-me sempre?
3. Conto incondicionalmente com quatro pessoas para as quais eu sou mais importante do que qualquer coisa?
4. Tenho quatro pessoas que me levantam, se caio, e corrigem, se erro que me animam quando desanimo?
5. Tenho quatro confidentes, aos quais posso compartilhar minhas lutas, êxitos, fracassos e tentações?
6. Existem quatro pessoas com quem eu não divido um trabalho e sim uma vida?
7. Posso contar com quatro amigos verdadeiros, que não me abandonariam nos momentos difíceis, pois não me amam pelo que faço, mas, pelo que sou?
8. Sou incondicional de quatro pessoas?
9. Há quatro pessoas que podem tocar na porta da minha casa a qualquer hora?
10. Há quatro pessoas que, em dificuldades econômicas, recorreriam a mim?
11. Há quatro pessoas que sabem serem mais importantes para mim, que meu trabalho, descanso ou planos?
12. No trecho do evangelho observamos alguma coisa como?
a) lugar onde uns necessitam ajuda e outros prestam o serviço necessário.
b) o ambiente de amor, onde os amigos carregam o mais necessitado que não pode caminhar por si mesmo.
c) os amigos se comprometem a ir juntos a Jesus, conduzindo o enfermo para que seja curado por ele.
d) deixar-se servir pelos irmãos.
e) uma vez curado, carregar o peso da responsabilidade.

A PALAVRA CERTA PARA CIRCUNSTÂNCIAS ESPECÍFICAS

PARA QUEM ESTÁ IMPACIENTE

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” (Hb 10: 36).

ESTUDO BÍBLICO

DEUS E SUA ONISCIÊNCIA

Pr. Daniel de Lima Alves
Igreja Batista Memorial

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença: Pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4: 13).
Os olhos de Deus estão em toda parte, e Ele sonda todos os corações, bem como observa o caminho de cada um. Em outras palavras: Ele sabe tudo a respeito de tudo e conhece a todos em todo o tempo. Conhece o futuro não menos do que o passado e o presente e, conhece eventos possíveis que nunca acontecem, não menos de eventos que de fato ocorrem. Deus não precisa buscar informações a respeito das coisas, como um computador recupera um arquivo; todo o seu conhecimento está imediata e diretamente diante dEle. Os escritores bíblicos se mostram espantados com a capacidade da mente de Deus com respeito a tudo isso. “Grande é o Senhor e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.” (Sl 147:5). O conhecimento de Deus está ligado à sua soberania, Ele conhece todas as coisas, porque as criou; sustenta-as e às faz funcionar a todo o momento, de acordo com o seu plano.
Ao crente, resta saber, que todas as coisas a vosso respeito são conhecidas, por Deus, aquele que o ama e que não descuidará de coisa alguma. Para o descrente, a verdade do conhecimento universal de Deus, deve trazer terror, porque se constitui uma advertência de que ninguém pode esconder-se ou, esconder de Deus seus pecados.