segunda-feira, 20 de agosto de 2007

ILUSTRAÇÕES

A FLOR DA HONESTIDADE

Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula :

- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. E a filha respondeu :

- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz. À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio :

- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China. A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc... O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se
preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que,independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe. Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena. Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:

- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.
A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor
- Que esta nos sirva de lição e independente de tudo e todas as situações vergonhosas que nos rodeiam , possamos ser luz para aqueles que nos cercam .


Aproveitem amados irmãos leiam e meditem: Efésios 5:9 e Mateus 5:16.

CURIOSIDADES BÍBLICAS

Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 único capítulo?
Respostas: Obadias, Filemon, II João, III João e Judas.

DEVOCIONAL

TEXTO ÁUREO:

Navegaram para a região dos gerasenos, que fica do outro lado do lago, frente à Galiléia. Quando Jesus pisou em terra, foi ao encontro dele um endemoninhado daquela cidade. Fazia muito tempo que aquele homem não usava roupas, nem vivia em casa alguma, mas nos sepulcros. Quando viu Jesus, gritou, prostrou-se aos seus pés e disse em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do DeusAltíssimo? Rogo-te que não me atormentes!” Pois Jesus havia ordenado que o espírito imundo saísse daquele homem. Muitas vezes ele tinha se apoderado dele. Mesmo com os pés e as mãos acorrentados e entregue aos cuidados de guardas, quebrava as correntes, e era levado pelo demônio a lugares solitários. Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome? “Legião”, respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele. ( Lucas 8:26-30).

PENSAMENTO:

Os discípulos enfrentaram na tempestade no lago uma força muito maior que eles. Semelhantemente, este homem estava perdendo uma luta contra forças superiores - uma tropa de demônios. A palavra legião era usada para seis mil soldados romanos. Aqui não significa tanto este número exato quanto um número muito superior às condições deste homem solitário. Maria Madalena foi curada de sete demônios (Lc 8:2). Não sabemos ao certo porque Jesus perguntou o nome, mas sua pergunta revelou o estado deplorável em que o homem se encontrava. Jesus sabe o nome de cada tentação, de cada fraqueza, de cada força do mal que atormenta os filhos de Deus hoje. E por maior que sejam, nenhum deles resiste ao poder do Filho de Deus. Seja qual for a sua luta, chame o nome de Jesus para lhe ajudar. Ele não precisa atravessar um lago para chegar onde você está. Ele já está bem perto, só esperando o seu chamado.

ORAÇÃO:

Poderoso Senhor, é tão bom saber que temos um Deus que não sóconhece nossas fraquezas, como também tem compaixão de nós. Obrigado por estar sempre ao nosso lado. Obrigado por todas ás vezes que o Senhor nos livrou do inimigo, especialmente aquelas vezes quando nem percebemos o perigo. Obrigado, Pai, por cuidar tão bem de nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.

ELISEU ENCORAJA SEU MOÇO

"E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." (2 Reis 6:16-17).

REFLEXÃO PASTORAL

QUANDO OLHAMOS E NÃO EXERGAMOS

Pr. Daniel de Lima Alves
Igreja Batista Memorial

Talvez você esteja vivendo um momento tão difícil, que você olha para determinada situação, e não vê uma saída. E com isso você se sinta pequeno, inútil, fraco e insuficiente, é como estar enfrentando o grande exército, sozinho, e as forças se esvaindo e a derrota se aproximando. Na verdade, a saída não se enxerga porque na realidade humana, não existe. Mas quero te dizer que na realidade de Deus, existe, e pode ser vista, você precisa CRER.
No capítulo seis de II Reis, mostra uma história que nos ensina vê a realidade de Deus: O rei da Síria manda um grande exército para cercar a cidade de Dotã, com a finalidade de prender o profeta Eliseu e o seu assistente, diz a bíblia que pela manhã o assistente o assistente de Eliseu ao acordar vê um grande exército inimigo que os cercava, com essa visão desesperadora ele fica atônito e pergunta: - Que faremos? Será que às vezes ficamos assim também vivendo momentos em que perguntamos: O que vamos fazer? Voltando ao desfecho da história, Eliseu ao ver o desespero de seu moço ora para que Deus lhe mostre o invisível, o seu socorro, a sua realidade. E rapidamente, o moço pôde ver o grande exército de Deus que estava acima do exército Sírio. E estava ali para o socorro de Eliseu e seu moço.
Qurido(a), na realidade as coisas podem estar difíceis para você, mas para Deus tudo é possível. Deixe deus te mostrar o seu grande exército que vem em seu socorro. Quando não há saída. Deus faz uma só para você. Que os seus olhos possam ver a vitória do Senhor em sua vida.