segunda-feira, 1 de outubro de 2007

REFLEXÃO PASTORAL

CONTROLE VERSUS CONFIAÇA

Pr. Daniel de Lima Alves
Igreja Batista Memorial


A manipulação tem sua raiz no orgulho e no egoísmo. Implica olhar os outros como objeto e não como indivíduo. É uma invasão da dignidade individual, porque busca limitar a liberdade por meio do controle.

As ferramentas da manipulação são: POSIÇÃO, PODER, DECEPÇÃO E DISTORÇÃO. O resultado, mesmo se percebido como sucesso, é sempre distorção das melhores coisas que Deus faz como acredita a pessoa manipuladora, que pensa saber mais do que Deus.

A Bíblia está repleta de exemplos de manipulações e acontecimentos vividos por pessoas. Sara, manipulou Abraão e sua serva Agar, com a finalidade de obter no momento que julgava oportuno, aquilo que Deus havia prometido. (Gn 16:1-16).

Neste episódio e em tantos outros, a manipulação trouxe tristeza em vez de alegria, frustração em vez de realização. Tal atitude demonstra falta de confiança em Deus e, sugere a idéia de que Deus não está fazendo nada. A manipulação tem sua raiz também na falta de fé em Deus e manifesta-se em uma necessidade de manter o controle sobre tudo e sobre todos.

(Transcrito com adaptações).

Nenhum comentário: